segunda-feira, 15 de setembro de 2014

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

ESTE É O MEU LAR?
 OU O QUE RESTA DELE?

 
       Após a Segunda Guerra Mundial o mundo assistiu a um período de muitas mudanças: grandes avanços nas tecnologias de transporte, de comunicação e indústria, que por sua vez causaram mudanças nunca vistas na economia. Hoje muitas pessoas têm um padrão de vida que antes se considerava impensável. Com todas estas condições favoráveis a população da Terra quase triplicou.

MAS TUDO ISSO TEM UM CUSTO ENORME

      As actividades humanas estão a sobrecarregar os ciclos naturais da Terra. De tal forma que alguns cientistas dizem que estamos a viver numa época geológica chamada de ANTROPOCENO — termo criado por Paul Crutzen (prémio Nóbel de Química) que caracteriza um período em que as actividades humanas causam danos cada vez maiores no clima e ecossistemas do planeta.
     Alguns cientistas acham difícil prever os efeitos das mudanças climáticas. Por isso, temem que talvez já estejamos num ponto crítico, em que os danos causados por essas mudanças provocarão resultados desastrosos.












 Alguns acreditam que, se o aquecimento global continuar, chegará um ponto em que o derretimento da camada de gelo da Antárctica Ocidental será irreversível. Isto porque, o gelo reflecte os raios do sol. Quando a camada de gelo derrete, acaba expondo o oceano que, por ser escuro, absorve o calor. Quanto mais oceano fica exposto, mais calor é absorvido, aumentando o derretimento do gelo, criando, deste modo, um ciclo vicioso. O resultado é um aumento do nível do mar, o que pode significar desastres na vida de milhões de pessoas.
   Uma das estratégias criadas para resolver o problema foi o “desenvolvimento sustentável”, que tem como ideologia  promover o crescimento social e económico respeitando os limites ecológicos do planeta. Quais têm sido os resultados?
     Infelizmente, assim como acontece com a crise na economia mundial, a dívida do homem com o planeta aumenta de modo descontrolado. Os humanos gastam os recursos do planeta mais rápido do que a Terra consegue repor esses recursos.


ARTE SUSTENTÁVEL

       Estamos em Setembro, no regresso às aulas e, para iniciar o ano, nada melhor do que uma NOVA MOCHILA, com as nossas VELHAS CALÇAS de GANGA! Com o fecho  da antiga mochila, que ainda dava para aproveitar, e com vários materiais que iriam para o LIXO, mas que dava pena destruir!

MOCHILA COM IMAGEM DE UMA 
harley davidson





MOCHILA COM IMAGEM DO FILME 
SPIRIT









BOLSA COM CAVALOS

Mala feita com 14 pacotes de leite, filtros de café, pedaços de calças de ganga e adereços retirados de umas sandálias (fivelas).

 Forrada com um camiseiro.

 Lateral.

 BOLSA PARA DOCUMENTOS

 Feita com filtros de café.

Muito útil!

PASTA PARA TABLET

Feita com pacotes de leite e filtros de café.

Com pequeno bolso e elásticos para ajustar o tablet.

Muito obrigada pela vossa visita! 

Sem comentários:

Enviar um comentário