quarta-feira, 9 de março de 2016

QUINTA PEDAGÓGICA HELIX

ABERTURA AO PÚBLICO: dia 19 de MARÇO de 2016

VENHA VISITAR-NOS!


Helix, Lda.
Quinta das Flores+351 249 741 403 
Rua Vale da Mua, nº 7+351 966 754 761
2140-307 Pinheiro Grandegeral@helix.pt


ABERTURA DO BAR ESPLANADA: dia 19

ABERTURA ÀS ESCOLAS: BREVEMENTE

      A Quinta Pedagógica Hélix está localizada em Pinheiro Grande, uma aldeia ribeirinha do concelho de Chamusca, distrito de Santarém, num enquadramento inteiramente rural. Todavia, a sua proximidade a meios urbanos atribui-lhe especificidades de fácil e rápido acesso.
[a freguesia de Pinheiro Grande situa-se na margem do Rio Tejo, oposta à vila da Golegã, a 12km do Entroncamento, a 16km de Torres Novas, a 34km de Santarém e Tomar, a 60km de Leiria e a 100km de Lisboa]


  
       Inserida num cenário tipicamente ribatejano, a aldeia oferece uma vivência envolta em hábitos e costumes que se pretendem manter. A tauromaquia e seus aficionados, a gastronomia onde predominam os doces e os enchidos, o vinho, a atividade equestre, as festas populares, a relação com o rio Tejo, a indústria e a educação para a reciclagem, são marcadores característicos desta região. A Chamusca é um concelho tradicional e o Pinheiro Grande, uma das suas mais belas e tranquilas aldeias.

Porquê o nome Hélix?

Hélix é o nome científico de caracol. O caracol Hélix é a nossa mascote representado através de histórias infantis e produtos de merchandising. Indo igualmente servir de tema para variadíssimas atividades lúdico-pedagógicas. 



Lago com peixes 
                               

       A Quinta Pedagógica Helix pretende, em primeiro lugar, promover a EDUCAÇÃO AMBIENTAL, de uma forma lúdica-recreativa, veiculando aprendizagens significativas e enriquecedoras que possam despertar para a  mudança de estilos de vida mais sustentáveis e de  proximidade com a vida rural, com os animais e a natureza.

                           

         Numa segunda esfera de ação, pretende, criar espaços (atelieres, oficinas de trabalho) e oportunidades (calendarização de workshops) de promoção do DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO SUSTENTÁVEL, através da criação de arte/artesanato com materiais reutilizados (brinquedos, acessórios de moda e de decoração…)

Trabalhos feitos por alunos do 2º ano da escola da Chamusca


  Que espaços/actividades  existem na Quinta Hélix?

A Quinta Pedagógica Hélix oferece uma variedade de espaços de lazer, aprendizagem e criatividade, que se harmonizam entre si e criam dinâmicas sustentáveis e amigas do ambiente. São eles: bar, restaurante, cozinha (que também funcionará como área de workshops: fabrico artesanal de pão, bolos, queijos); eco-loja (com produtos tradicionais e saudáveis; artesanato local e ecológico); área de campismo; piscina; atelieres/oficina de arte/artesanato (pintura facial e em tela, arte sustentável, cerâmica); horta biológica (com legumes, hortaliças, tubérculos, ervas aromáticas e chás); pomar; zona de compostagem; campo dos animais mamíferos; lago de peixes; cerca das aves; zona de jogos tradicionais; palco para teatralizações (contos e cantigas); parque de merendas e sala de jogos de matraquilhos.
Restaurante com vista para a Quinta. 
Espaço de merendas
Piscina
               Quem são os habitantes da quinta?
Cerca das aves

São muitos os animais da quinta: ovelhas, cabras, burros, póneis, cavalos, galinhas, patos, porquinhos-da-índia, caracóis e minhocas.
Das galinhas usamos os ovos para fabricar os nossos bolos integrais com sementes e outros bolos tradicionais. Das cabras e ovelhas usamos o leite para fazer o queijo fresco.
O habitante mais jovem da quinta. Ainda não tem nome, pode deixar uma sugestão aqui no blogue. 

A interagir com os animais.
 Qual é a missão da Quinta Pedagógica Hélix?

Pela proximidade da indústria de separação, reciclagem e ecovalorização de resíduos, sediada no concelho da Chamusca e pela necessidade urgente de preservar a NATUREZA, a Quinta Pedagógica Hélix pretende promover o desenvolvimento da educação ambiental, através de estratégias pedagógicas de informação (panfletos, estórias, dramatizações, visita guiada à quinta), raciocínio (estabelecer interactividade através de perguntas e respostas),  criatividade (estimular o desenvolvimento artístico pessoal), construção (criar peças de arte, fazer pão, construir floreiras, etc.) e manutenção (tratamento dos animais, trabalho na horta e no campo dos caracóis), respeitando a harmonia entre a Natureza e os usos, costumes e tradições rurais. Neste sentido, pretende criar uma dinâmica sustentável de preservação ambiental através da sensibilização e prática constante e consistente de cinco ATITUDES AMIGAS do AMBIENTE:
1 – Reduzir - reduzir o consumo excessivo e desnecessário, para evitar o desperdício.
2 – Reutilizar – dar novo uso ou transformar noutros artigos as embalagens, roupas, papel (revistas, jornais), peças de vestuário, acessórios de moda, entre outros.
3 – Reciclar - Separar os resíduos sólidos (como latas, garrafas, cartão, papel) do lixo doméstico e colocar nos  respectivos ecopontos. Nesta etapa também é possível fazer a separação de resíduos orgânicos para a COMPOSTAGEM: como as cascas das cenouras, das batatas, entre outros.
4 –  Repensar -  refletir e adquirir práticas sustentáveis: poupar energia; evitar desperdícios; andar a pé e/ou de bicicleta; fazer jogos e desporto ao ar livre; aproveitar a luz solar como energia natural; aderir à agricultura biológica e de proximidade; promover o comércio tradicional; ao comprar os produtos, avaliar o impacto negativo na NATUREZA; gerir o tempo de modo a aproveitar os recursos da Natureza, evitar meter tudo o que não interessa para o LIXO (existe sempre alguém que precisa do que nos sobra).
4- Recusar - ao comprar os produtos devemos  informarmo-nos se são ou não prejudiciais à Natureza e à NOSSA SAÚDE, para assim fazermos boas escolhas.
                                  

      A Quinta Pedagógica Hélix também pretende promover o desenvolvimento artístico sustentável com a criação de workshops que estimulem a criatividade pessoal de cada aluno. Neste âmbito será reutilizada muita matéria prima da própria quinta, como os resíduos sólidos ( latas, pacotes de leite, caixas, garrafas), para criação de novos artigos: carteiras, malas, porta lápis, vasos, sacos ecológicos, puffs, entre outros.
Os Workshops de arte sustentável ou de cozinha (processo de fabrico artesanal de pão, bolos, biscoitos, compotas), podem ser breves, incluídos numa visita de estudo, onde se poderão fazer pequenos “mimos ecológicos” para os alunos levarem para casa, ou podem ser mais longos, de um dia/dias, dependendo do grupo e do trabalho a desenvolver.


Quem é o público alvo e que oferta apresenta a Quinta Pedagógica Hélix?     
Escolas – apresenta actividades regulares mediante prévia calendarização (jogos tradicionais, visitas guiadas, workshops/atelieres de artesanato, cozinha, horta; helicicultura; tratamento de animais; almoços ou lanches no parque de merendas, bar ou restaurante) ou em datas específicas, também previamente calendarizadas. As actividades dirigidas às escolas são realizadas em dias úteis.
Famílias e gruposapresenta uma oferta de actividades lúdicas e culturais (exposições, jogos tradicionais, visitas guiadas, workshops/atelieres de artesanato, cozinha, horta, helicicultura, campo de férias; almoços ou lanches saudáveis no parque de merendas, no restaurante ou bar). Fora do âmbito pedagógico, também podem desfrutar da piscina, do restaurante, do bar, do parque de merendas e de todo o espaço da quinta para fazer passeios e observar os animais e natureza.
O Projeto Quinta Pedagógica Hélix pretende ser um recurso útil para as escolas e público em geral, na medida em que promove a educação para a sustentabilidade, potenciando a criação de uma comunidade escolar pró-sustentabilidade, desafiando as escolas a ter uma participação mais ativa na sensibilização ambiental. O apelo do projeto pretende ultrapassar as barreiras físicas da quinta e criar mudanças de estilo de vida que respeitem os ecossistemas da natureza ( água, animais, plantas) e privilegiem práticas saudáveis ao nível da alimentação e desporto ao ar livre. Portanto, pretende despertar consciências, fomentar conhecimento, dar competências, criar motivação e sentido de compromisso que permita que cada aluno possa atuar espontaneamente no seu dia-a-dia fazendo: a separação do lixo, preservando a biodiversidade, utilizando racionalmente a água e mantendo a limpeza dos espaços por onde passa. Pequenos gestos fazem grandes diferenças.
Partilhem!
Deixem o vosso comentário! :)



           

Sem comentários:

Enviar um comentário