domingo, 19 de fevereiro de 2017

ALCATRA AÇORIANA, FEITA PELA MINHA MÃE

Olá a todos!

     Na minha última viagem aos Açores vivi momentos únicos, como o de rever os meus amigos e apreciar os pratos típicos das ilhas, como é o caso da Alcatra, feita pela minha mãe. Com ela aprendi tantas receitas! É uma mãe e tanto!

ESTA PUBLICAÇÃO É DEDICADA À MINHA MÃE

OS dois alguidares de alcatra que a minha mãe fez. Almoço para 15 pessoas. 


Ingredientes:


- Uma peça de carne de alcatra partida aos bocados (com ou sem osso)

- Bacon ou toucinho aos quadradinhos

- Alhos amassados com casca (se quiser pode descascar)

- Louro (folhas)

- Duas cebolas cortadas em meias luas.

- Duas colheres de sopa de pimenta da terra (típica dos Açores)

- Vinho de cheiro para cobrir a carne (Vinho típico dos Açores )

- Pimenta da Jamaica.

- Noz moscada 

- Sal marinho integral q.b.


Nota - Pode substituir o vinho de cheiro pelo vinho tinto e a pimenta da terra por massa de pimentão. 


Preparação:

       Meta tudo num alguidar de barro e adicione todos os ingredientes, misturando-os bem.

     Pré-aqueça o forno a 180º . Leve ao forno o preparado, tapado com uma folha de alumínio, ou tampa,  por 2:30h (mais ou menos).
    Depois deste tempo, verifique se tudo ficou cozido e deixe repousar no calor.   


    Sirva com arroz branco e salada.
    Espero que gostem!    Obrigada pela visita! 

Sem comentários:

Enviar um comentário