sexta-feira, 5 de outubro de 2012

AFINAL O QUE É LIXO?

Reciclar, reutilizar, reduzir e reinventar é o lema para quem quer contribuir para um planeta mais saudável, livre da poluição que tanto tem afectado a nossa sociedade, condicionando  a futura qualidade de vida dos nossos filhos.


Os meus trabalhos, feitos com materiais destinados à lixeira, reflectem a minha preocupação constante pelas questões ambientais e a necessidade de demonstrar que de materiais, aparentemente sem qualquer aproveitamento, se podem criar peças originais e úteis para o nosso dia a dia, desenvolvendo, simultaneamente, uma nova forma de vida, onde tudo pode ser reutilizado sem desperdícios.


Os materiais utilizados nas minhas peças são, entre outros, pacotes de leite, latas, filtros usados, gangas, linhas, vidro, garrafas, garrafões, que servem para criar carteiras, malas, cintos, puffs, caixas, estantes, porta canetas, agendas telefónicas e  vários artigos para decorar o lar.

AS MINHAS PRIMEIRAS MALAS 
FEITAS COM FILTROS DE CAFÉ e PACOTES DE LEITE

Levei dias para acabar este simples saco. 

Toda cosida à mão.

Artesanal

AS MINHAS PRIMEIRAS CARTEIRAS

Feitas com estrutura de pacotes de leite e forrada com retalhos.









Personalizada


Ganga



PORTA MOEDAS


DEPOIS DE MUITO PENSAR....
CRIEI UM NOVO MODELO: mais amplo, mais sofisticado, com recurso a outras técnicas e com imensa COSTURA! 
Feita com pacotes de leite, filtros de café e gangas.

BOLSAS JEANS
O que vai fazer com as suas calças de ganga usadas?



BOLSAS DE RETALHOS


Personalizadas



Todos os trabalhos são feitos à mão, durante muitas horas, com muito amor, dedicação e paciência. Muitas horas a pensar como fazer e mais horas, ainda, a executar. Mais do que uma arte é uma FILOSOFIA de vida: a de reaproveitar o que, à partida, já não tem uso. 

Espero que tenham gostado, aguardo os vossos comentários e

sugestões!

3 comentários:

  1. Olá Zenaide.
    Gostei muito de conhecer o trabalho que faz com materiais recicláveis. O resultado é muito bonito e elegante. Parabéns!
    Tenho curiosidade em conhecer a técnica dos filtros de café, pode ensinar-me um dia destes???
    Beijinhos e até depois.
    Isabel Inácio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Poderia, eventualmente, falar-lhe sobre a técnica dos filtros de café mas não me deixou o seu contacto.

      Eliminar
    2. Podemos encontra-nos no Manuel João para um café um dia destes... Sou a Isabel Inácio. Desculpa não me ter identificado antes, foi lapso da minha parte.
      Jinhos

      Eliminar