quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

CAPAS ECOLÓGICAS PARA LIVROS

A ARTE(sanato) Ecológica 

O lixo enquanto matéria prima para a produção de peças artesanais com uso diário.



      Para realizar este trabalho utilizei o cartão das caixas de cereais. Esgotei todo o meu stock de caixas e tive de pedir aos meus amigos para me guardarem as suas caixas vazias. Eles têm sido formidáveis!
     Para fazer estas capas para livros não era preciso utilizar caixas vazias, podia ter comprado folhas de cartão (dava-me muito menos trabalho!), mas o meu objetivo principal é REDUZIR o impacto negativo do LIXO na Natureza. Claro que não vou salvar o planeta, não tenho nenhum poder neste campo, mas tenho o dever de pensar no planeta TERRA como a minha CASA e, justamente por isso, não quero POLUÍ-LA. Também tenho o dever de mostrar aos milhares de visitantes deste blogue que podemos REUTILIZAR muito do que temos na nossa casa, criando artigos úteis para o dia a dia. 
     A regra é simples: ANTES DE PÔR NO LIXO DEVO PENSAR NA UTILIDADE DA MATÉRIA PRIMA QUE TENHO NAS MÃOS. 
      Muitos não têm jeito para fazer artesanato, arte ou trabalhos manuais, mas sempre existe um amigo, ou parente que tem jeito. É sempre possível aguçar as capacidades dos outros e as nossas próprias capacidades adormecidas. A propósito, posso dizer-vos que nunca me passaria pela cabeça fazer malas ou carteiras, pois não aprendi com ninguém esta arte. Quando fiz a minha primeira carteira com pacotes de leite, para oferecer a uma amiga, nem tinha internet, nem tinha ideia  de como faria malas com pacotes de leite.  Comecei do zero! Apenas com o desejo de reaproveitar o LIXO da minha casa. 
           Muitas vezes parava a olhar para os pacotes de leite vazios. Via tanta resistência naqueles cartões metalizados que metia-me pena pô-los no lixo, ou mesmo na reciclagem. 
       Comecei por fazer caixas, depois fiz um cortinado com círculos e contas (fotografia na margem esquerda), a seguir vieram as carteiras largas e as malas tipo caixote (autênticas caixas!...podem ver no histórico deste blogue). Aos poucos foram surgindo outras ideias e modelos e, acima de tudo, um conhecimento mais aprofundado dos materiais. Entretanto, já com a Internet, com uma máquina de costura, com o incentivo dos meus amigos (especialmente o meu marido) e com poucos artigos feitos, decidi criar o presente blogue no dia 5 de outubro de 2012 .
       Muitos podem considerar-me talentosa, ou "artista" mas este talento estava bem escondido dentro de mim, só DESPERTOU com a necessidade de VIVER e AMAR a VIDA!
             
OBRIGADA a todos VOCÊS!

          CAPAS PARA LIVROS
Gatos e flores
 Feitas com caixas de cereais, com palas em pele (sobras das fábricas).

 Estampas: Guardanapos

 Forro da pala: Restos de camurça de um casaco.

  Com rendas para adorno.
 Cosida à mão. Deu um trabalhão!

As três capas têm a mesma medida. Foram feitas especialmente para um livro único.

O quadro de fundo é de ponto cruz e foi feito por mim há mais de 15 anos.

TENTO APROVEITAR TUDO...

Neste caso é o cartão da caixa do pó da máquina, os filtros de café e uma camisa de homem!

Ficou assim...
 CAPA PARA CADERNO

A PRIMEIRA MALA QUE EU FIZ
Os dias que andei à volta deste saco!

Espero que tenham gostado!

REDUZAM O LIXO!

REUTILIZANDO-O! 

Sem comentários:

Enviar um comentário