quarta-feira, 12 de março de 2014

POLUIÇÃO - O PREÇO DA EVOLUÇÃO

VEJAM O VÍDEO 



Crianças a nadar no lixo para sobreviverem. Vendem o lixo que "pescam". 
Imagens chocantes, retiradas da Internet.
(autor da foto referido na imagem)


Com a  revolução industrial e a consequente urbanização, a poluição passou a ser um grave problema PLANETÁRIO. A indústria é a principal responsável pelo lançamento de poluentes no meio ambiente e representa a globalização do CAPITALISMO.
O movimento das pessoas passou a ser do campo para as cidades, acarretando graves problemas ao nível da concentração urbana e, consequentemente, produção descontrolada de lixo, esgotos; construções sem respeitar o ser humano e a natureza; congestionamentos de trânsito; desordem; barulho; aumento do número de pessoas sem abrigo,  falta de tempo e de espaço, refletindo-se na QUEBRA do ECOSSISTEMA  PLANETÁRIO e no desequilíbrio total das relações comerciais locais. 

                    
O capitalismo é um sistema económico voltado para a produção e acumulação constante de riquezas/mercadorias em grande escala. Desde os animais, às florestas, mares, rios e subsolo, tudo é MATÉRIA PRIMA transformada na indústria, a todo o custo, sem respeito, nem consciência. No desenvolvimento desde processo não é considerado o que é JUSTO, o que é BOM, mas o que é LUCRATIVO e IMEDIATO. Com este pensamento DESUMANO muitas florestas já não existem, nem muitas tribos, ditas primitivas, que faziam parte do ecossistema. O Homem deixou de viver em harmonia com a natureza, passou a querer dominá-la.
Quem vai ganhar? O Capitalismo ou a Natureza?
Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte. O tempo é CURTO!

Zenaide Oliveira


Sem comentários:

Enviar um comentário