domingo, 11 de outubro de 2015

PÃO INTEGRAL de ALFARROBA

A alfarroba tem muitas vitaminas, como a B1 e B2,  responsáveis pelo melhor funcionamento do sistema nervoso, muscular e cardíaco. É rica em vitamina A, cálcio, ferro, potássio, magnésio e sódio. Devido à grande quantidade de fibras, o consumo de alfarroba, ajuda a melhorar o funcionamento dos intestinos, combater o colesterol e os níveis elevados de triglicérideos. 
A alfarroba também é laxante, saciante, adstringente e afrodisíaca. 

Costumo, por questões de saúde e de economia familiar, fazer em casa pão integral. Sempre posso adicionar os ingredientes que mais gosto e de que a família mais precisa. Neste caso específico é a alfarroba que dá um toque muito especial a este pão.

PÃO DE ALFARROBA
INGREDIENTES:

- 350ml de água
- 1 colher de chá de flor de sal (Não uso sal refinado, nem sal grosso industrial... só uso sal NATURAL)
- 2 colheres de azeite
- 70g de levedura (pode ser em pó)
- 1 colher de açúcar natural (amarelo)
- 3 colheres de sopa de alfarroba
- 3 colheres de sopa de sementes (girassol, sésamo, linhaça, papoila, chia...tudo misturado)
- 200g de farinha integral
-100g de farinha normal sem fermento.

PREPARAÇÃO

Faço o meu pão numa máquina de fazer pão. É muito fácil: meto no programa de fazer pão integral e primeiro coloco na forma todos os ingredientes líquidos, de seguida os secos. Depois é esperar, retirar da máquina e desenformar.

Se fizer manualmente, o processo é o inverso: colocar num alguidar primeiro os ingredientes secos, abrir um buraco e colocar os líquidos no meio. Com cuidado envolver tudo, amassar, deixar levedar por uma hora, tender, deixar levedar mais uma hora e, por último, pôr no forno pré aquecido a 180 graus.

Espero que tenham gostado da receita!
A saúde começa com a boa alimentação!

Bjinhos


Sem comentários:

Enviar um comentário