quarta-feira, 29 de outubro de 2014

SOPA DE ABÓBORA COM FEIJÃO

 A MEMÓRIA DO SABOR DE OUTRO TEMPO
      
      Os meus avós chamavam esta sopa de "caldo de azeite", porque o azeite era muito raro nos Açores (lá não existem Oliveiras) e o toque final deste caldo era um fio de azeite, raro e precioso. Daí a origem do nome.
      No tempo dos meus avós, a abóbora era colocada na panela aos bocados, com pele e tudo. A restante abóbora era assada no forno de lenha, ficava deliciosa!
       No final, eram assadas as sementes, com um pouco de sal e pimenta da terra. Tudo era aproveitado.
       Ainda me lembro de comer este caldo de azeite, perfumado com canela, na casa dos meus avós e depois na casa dos meus pais. 

Nesta publicação, agradeço à minha mãe por ter-me ensinado tudo o que sei ao nível da cozinha tradicional. Obrigada mãe!


DICA ECOLÓGICA- Aproveite as sementes da abóbora! 
Algumas para semear, outras para torrar levemente. As sementes de abóbora têm triptofano, nutriente que dá a sensação de bem estar e saciedade; é antioxidante e melhora a saúde dos  cabelos, unhas, mucosas e olhos. 
A abóbora é composta por hidratos de carbono, proteínas, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E, entre outras.


PREPARAÇÃO DA SOPA DE FEIJÃO COM ABÓBORA
Ingredientes:

- 800g de feijão cozido (normalmente cozo 1kg de feijão na panela de pressão, utilizo uma parte e guardo 3 no congelador);

- 1 cebola grande;

- 3 dentes de alho;

- 1 abóbora menina (igual à que está na foto);

- Salsa ou coentros (ou ambos);

- azeite q.b

- sal (sem ser processado ou refinado... integral, puro);

- massa cotovelos;

- sumo de meio limão;

- 1 pau de canela (a minha mãe usava, mas é opcional);

- rodelas de chouriço (também é opcional)

- 3 tomates bem picados e sem pele.



Faz-se um refogado (leve) com o azeite, a cebola picada, os dente de alho, as rodelas de chouriço e os tomates picados.

Depois junta-se  a abóbora menina, cortada aos cubos, adiciona-se a água (até cobrir), o sal e o pau de canela (opcional). Deixa-se cozer. 

De seguida, coloca-se o feijão (já cozido), as massas cotovelo, a salsa/coentros picados e o sumo do limão (também pode optar por uma colher de vinagre). 

Retifica-se o sal e coloca-se mais um fio de azeite, q.b. 

A sopa está pronta a servir!

                           


Espero que tenham gostado!

Aproveitem as abóboras, estamos na época delas!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário